Fala galera, tudo bem? Query errada é sinônimo de build ou nova versão do sistema. No post de hoje eu vou te ensinar como identificar querys que estão com algum erro na sintaxe e que vão gerar erro para os usuários no sistema.
Existem algumas formas de conseguir chegar nessa informação, eu vou te mostrar como fazer isso pelo SQL profiler que é uma ferramenta gratuita que coleta as querys executadas em uma instância do SQL Server.
Para ver no detalhe sobre a ferramenta sugiro esse vídeo: COMO UTILIZAR O SQL PROFILER
Vamos colocar a mão na massa!
Para abrir o SQL Profiler, basta ir no SSMS e clicar no menu em ferramentas e após SQL Server Profile.
Realize o acesso na instância que vai coletar os comandos.
Selecione o modelo Standard e após clique em Seleção de eventos.
Selecione apenas os eventos: Stored Procedures - RPC Completed e TSQL - SQL BatchCompleted (marque a opção TextData).
Selecione o parâmetro "Mostrar todas as colunas", após arraste a barra de rolagem para a direita até a coluna Error e marque para os dois eventos.
Estamos quase lá, agora clique em Filtros de coluna, vai abrir essa janela menor para editar filtro, procure pela coluna Error, depois selecione "Igual a" e informe 1, por fim marque a opção "Excluir linhas que não contêm valores" e clique em OK e depois em Executar.
Com o Profiler já em execução, vamos para o management studio executar uma query.
Quando conferimos no profiler, nada aparece pois a query executou corretamente, sem erros.
Agora vamos forçar um erro na query, nesse caso apaguei o schema "Sales", com isso é apresentada a mensagem de erro.
Agora ao olhar no profiler podemos ver uma linha, que aponta para o comando que executamos anteriormente, na coluna Error apresenta o valor "1 - Error".
Vamos gerar outra query com erro agora, onde a palavra SELECT esta cortada.
Olhando para o profile novamente podemos ver uma nova linha apontando o comando com erro que foi executado.
É uma boa prática ao menos 1 vez por mês executar um profiler com esse filtro, assim você pode contribuir com o sistema e com o cliente pois você identifica algum problema para correção e melhorar a experiência dos usuários.
Esse formato te ajuda também a rastrear algum erro na aplicação de forma mais rápida e simples como você pode observar.
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Até a próxima, tchau!
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